Caso Clinico: Infiltração de silicone liquida em Hiperqueratose
História clínica: A paciente é uma senhora de 42 anos de idade que se apresentou na clínica com calosidade na zona plantar do Hallux no pé esquerdo. Ela trabalha como bancária há 10 anos, tendo esta calosidade surgido há vários anos não se recordando especificamente quando. Recorria frequentemente a esteticistas onde removia o espessamento de pele de 15 em 15 dias mas não se recorda de ter sofrido uma lesão específica. Devido ao seu trabalho opta por usar calçado com salto alto a maior parte do tempo. A dor é moderada mas por vezes incomodativa o que prejudica principalmente o seu dia a dia.
Exame clínico: Espessamento da pele característico com HPQ sem presença de núcleo mas com dor à palpação directa da lesão. Sem dor na amplitude de movimento da artc. interfalangica do Hallux. Amplitude de movimento do 1º raio dentro dos parâmetros normais.
Exame radiológico: Sem presença de exostoses, mas com ligeira hiperextenção da falange distal.
Diagnóstico: Hiperqueratose
Tratamento: Esta paciente já havia realizado tratamentos anteriores mediante ortóteses de silicones sem resultados satisfatórios e visto a paciente optar por não realizar tratamento cirúrgico mais invasivo, propusemos uma intervenção mediante infiltração de silicone liquida.
Objectivos Tratamento: Distribuir equitativamente o volume de silicone liquida, a fim de aumentar o efeito de amortecimento de silicone permitindo que o tecido para responder à injecção envolvendo o silicone em uma rede de fibras cologéneo.
Kit para infiltração é composto por:
-1ml silicone liquida
-Seringa de 1m
l-18x1.5 agulha de preenchimento
-25x1 agulha de infiltração
-Caneta marcadora cirurgica
-Guia de agulha
Retiramos a silicone liquida
Colocamos o guia da agulha que nos irá segurar que esta se encontra no ponto central da calosidade
Pré operatório
Anestesia local Troncular
Delimitção da área a tratar com a caneta marcadora e Infiltração
Descarga provisória
Este trabajo corresponde a ANDRE FERREIRA, invitamos a que visiten su blog: http://diariodepodologia.blogspot.com/2010/09/caso-clinico-infiltracao-de-silicone.html
No hay comentarios:
Publicar un comentario